Yankee Papa 13

Roberto F Santana

Traduções inéditas por Roberto F.Santana

O fotógrafo da revista Life Larry Burrows, que seria morto no Vietnam, já tinha feito várias missões de helicóptero mas nenhuma seria tão angustiante quanto aquela que voou no Helicopter Squadron 163, dos Fuzileiros Navais, em abril de 1965.

O 163rd tinha que transportar um batalhão das tropas do Vietnam do Sul, para uma área a 20 milhas de Danang, onde havia infiltração de insurgentes vindos do norte, reportes da inteligência indicavam um ponto de encontro da atividade inimiga no local.

Burrows voou para o local em um Sikorsky S-58, com um indicativo de chamada “Yankee Papa 13”, durante a missão, o fotógrafo focaria  sua máquina no  chefe de equipe do helicóptero, o cabo  James C. Farley, de 21 anos de idade.

“Os Viet Congs  já estavam esperando por nós na zona de pouso”, Burrows mais tarde relataria.”Éramos alvos fáceis, como patos”.

Depois de desembarcar os soldados ,Yankee Papa 13 voltou para Danang para buscar mais tropas. No segundo  voo, o piloto, capitão Peter Vogel, avistou outro helicóptero, “Yankee Papa 3″, no solo. Com seu motor ainda em funcionamento e os rotores girando, a aeronave estava com problemas.Vogel pousou perto e ordenou que Farley ajudasse o piloto do outro S-58. Burrows foi junto.

“Uma metralhadora Viet Cong estava varrendo a área”, disse Burrows. Farley subiu até o piloto e tentava tirá-lo da cabine mas não conseguia, então examinou seus ferimentos. Apesar do sangue cobrir seu rosto e sua garganta, Farley podia ver um buraco de bala em seu pescoço. Isso, mais o fato de que o piloto não se movia levou-o a acreditar que ele estivesse morto.”

Farley e Burrows correram de volta para o helicóptero. “Subimos bem rápido e decolamos.” De volta, em segurança em Danang,  foi concedido ao fotógrafo uma honra por ter tomado parte na missão: as asas de tripulante de helicóptero. “Você mereceu” Disse o comandante do esquadrão.

Foto 1:

Larry Burrows

Foto 2:

Aproximando da zona de pouso, o chefe de equipe James C. Farley abre fogo com sua metralhadora M-60 contra posições Viet Cong.

Foto 3:

Yankee Papa 13 pousa, soldados Sul Vietnamitas desembarcam, estão sob fogo cerrado vindo da linha de árvores, visivel na foto.

Foto 4:

Yankee Papa 13 em seu segundo voo, um artilheiro ferido do Yankee Papa 3, corre para o helicóptero de Farley. Logo após o copiloto, mortalmente ferido, ter conseguido chegar, Farley e Burrows correram para tentar trazer o piloto.

Foto 5:

Farley após uma tentativa desesperada de remover o piloto, nota que o mesmo está morto. Farley e Burrows correm de volta ao helicóptero.

Foto 6:

Logo depois da decolagem, o copiloto do YP3 está morrendo ao lado de Farley, que grita ao seu colega: “Minha metralhadora emperrou! Cubra seu lado, enquanto eu ajudo com os feridos.” O outro artilheiro do YP3 está caído na outra lateral.

Foto 7:

No quartel general em Danang, o artilheiro do Yankee Papa 3 é retirado do helicóptero por Farley e outro Marine. O copiloto que já estava morto, logo seria retirado por outros colegas.

Foto:8

De volta para a linha de voo do esquadrão, Farley é superado pela dor da perda e morte do copiloto do YP3 e por sua incapacidade de remover o piloto ferido.
Mais tarde, ele saberia que o piloto ainda estava vivo e seria resgatado por outro helicóptero.

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